
Reflexologia Podal
Relaxamento & Terapêutica
A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística - o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa "inteiro" e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.
É uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos com base na premissa de que as áreas reflexas correspondem a todas as partes do corpo. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. As principais áreas reflexas trabalhadas são: as mãos (reflexo palmar); os pés (reflexo podal); as orelhas (reflexo auricular); a coluna (reflexo vertebral); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial). Cada uma destas áreas representa um microsistema do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo, que estão dispostos de uma forma similar á sua localização real. Esta técnica provoca mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Desta forma, esta terapia pode desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.
Indicações
Consulta
Uma sessão de Reflexologia pode ter dois objetivos distintos, relaxamento ou tratamento.
Cada sessão tem duração entre 1h e 1h 30 min.
A primeira sessão de Reflexologia terapêutica é dividida em três momentos:
- Anamnese (avaliação inicial)
Nesta fase são recolhidas todas as informações acerca de sinais e sintomas do paciente, contemplando todo o seu historial clínico. - Num primeiro momento é efetuada uma sequência de movimentos de relaxamento.
Esta primeira fase prepara o corpo para o tratamento. - Num segundo momento são aplicados movimentos direcionados para o tratamento.
São aplicados movimentos específicos nas áreas a tratar.
Contra Indicações
- Trombose venosa profunda (TVP)
- Veias varicosas nas zonas a massajar
- Primeiro trimestre e final da gravidez (só com formação específica)
- Afecção importante dos pés
- Febre elevada de etiologia desconhecida
- Afecções cardiovasculares agudas