
Doenças Respiratórias de Outono

Para a Medicina Tradicional Chinesa o Outono pertence ao elemento Metal, é a estação do abandono, quando as plantas absorvem os nutrientes nas suas folhas, as folhas caem e a energia da planta vai mais fundo para o interior, em preparação para o descanso e tempo de armazenamento do Inverno. (Ross, 2018)
O Outono é caracterizado por um declínio externo da natureza, sobretudo climatérico, pelo arrefecimento e a secura. O movimento natural do Outono é para dentro, a energia Yang diminui, e um pouco do Yin começa a aparecer. E a energia reúne-se no interior. (Kastner, 2009)
Com o Outono e a secura chegam as patologias do Pulmão e Intestino Grosso. Entre essas patologias estão as inflamações do sistema respiratório que afectam faringe, laringe, brônquios e pulmão.
Os sintomas que daqui advêm são principalmente tosse (ke sou) sem ou com expectoração (fleuma - tan yin) (Kastner, 2009), dificuldades respiratórias, dores no peito e falta de apetite.(Chaves, 2006)
Algumas sugestões simples podem apoiar o corpo no tratamento e recuperação do organismo nestas circunstâncias.
Xarope de Abacaxi | Indicado para inflamação do trato respiratório, em particular bronquites
- Cortar 1 abacaxi em pedaços pequenos sem casca, adicionar 500g de mel e cozinhar em lume brando até se formar uma calda espessa (30 a 40 min aproximadamente). Tomar 4 colheres, 3 vezes ao dia. (Chaves, 2006)
- Abacaxi

- É rico em Vitamina C, o que permite a prevenção contra patologias respiratórias e diminuir a duração de constipações, bem como a gravidade dos seus sintomas. Por outro lado é constituído por bromelaína que é uma enzima que atua nos processos inflamatórios, funcionando assim como um anti-inflamatório respiratório natural. (v.a., 2006a)
- Para a Medicina Chinesa as suas propriedades são frescas, pelo que se pode aplicar em patologias de calor, como processos inflamatórios, e para além disso é doce e ácido, características que vão fazer com que apoie os tecidos conjuntivos (componente importante do sistema respiratório e das células de defesa do organismo) e os líquidos orgânicos (essencial em casos de secura, como tosse seca) (Juvenal, Guilherme; Faro, José; Pinheiro, 2011)
- Mel
- Tem propriedades antibióticas, bactericidas e antisséptica. Para além disso é expectorante (tosse com expectoração) e alivia as irritações da garganta. (v.a., 2006b)
- Para a Medicina Chinesa o mel é um alimento doce, fortalecendo assim a energia do organismo e por consequência a energia defensiva do corpo ( sistema imunitário). (Kastner, 2009) A sua ação sobre os líquidos orgânicos (Yin) pode ser usado para a irritação das mucosas e para a tosse seca.
Xarope de Nabo | Indicado para tosse com expectoração e inflamações do trato respiratório

- Cortar o nabo em rodelas finas colocá-las em taças largas, cobrir com açúcar mascavado e deixar em repouso durante 10 horas. Tomar 3 colheres, 5 vezes por dia. (Chaves, 2006)
- Nabo
Os nabos cozidos e triturados ajudam a combater doenças pulmonares como a bronquite e a asma, e acalmam a tosse. (v.a., 2006b)
Para a medicina chinesa, o nabo tem propriedades amargas, doces e picantes, com ação sobre o Pulmão, o que o torna um alimento indicado para eliminar humidade (expectoração) (Juvenal, Guilherme; Faro, José; Pinheiro, 2011)
Tomilho

- Outra forma de combater problemas respiratórios é a utilização do Tomilho (Thymus vulgaris) em Infusão, 3g de planta para 250ml de água, tomado 3 vezes ao dia ou 9g para um litro da água para ir bebendo ao longo do dia. (Ross, 2010)
O tomilho é um anti-séptico e está indicado para o tratamento de doenças infecciosas de origem bacteriana dos órgãos do aparelho respiratório. (Chaves, 2008)
Na medicina chinesa o tomilho é considerado uma planta que age no pulmão, é aromática, picante e ligeiramente amarga. Ajuda a eliminar o factor patológico, a transformar a fleuma (expectoração) e aliviar a tosse e os espirros. (Ross, 2010)