
Disfunções sexuais masculinas
O desempenho sexual é um dos aspetos de grande influência no bem-estar psicológico do ser humano. Casos de disfunção sexual podem tanto originar, quanto serem originados por estados emocionais como ansiedade e depressão, bem como influenciar ou serem influenciados por aspetos da personalidade. (Britto & Benetti, 2010)
Em homens, a disfunção sexual refere-se à dificuldade em ter relações sexuais. A disfunção sexual engloba diversos transtornos que afetam (Irvin H. Hirsch, 2020)
- O impulso sexual (libido)
- A capacidade de alcançar ou manter uma ereção (disfunção erétil ou impotência)
- A capacidade de ejacular (ejaculação precoce)
- A capacidade de ter uma ereção sem haver deformidade do pénis
- A incapacidade de atingir o orgasmo (Anorgasmia)
Cerca de 25% dos homens relatam algum tipo de dificuldade de cariz sexual, independentemente da idade, sendo que em alguns casos a disfunção pode-se desenvolver desde tenra idade e noutros pode afetar pessoas que já tiveram uma vida sexual satisfatória no passado. (V.a., 2022)
Segundo a medicina chinesa o correto funcionamento da sexualidade depende da energia do Rim (regula os órgãos reprodutores), do Fígado (regula os genitais externos, e garante a correta circulação sanguínea no local) e do Coração (responsável pelo desejo, o prazer e até o amor). Quando em desequilíbrio, estes órgãos vão comprometer o funcionamento dos órgãos e uma relação sexual satisfatória.
O tratamento com a medicina tradicional chinesa recorre não só à técnica mais conhecida, a acupuntura, mas também à utilização de moxabustão e fitoterapia. Seja qual for o método terapêutico utilizado, o objetivo será não só regularizar o correto funcionamento dos órgãos e consequentemente corrigir a disfunção, bem como regularizar as emoções que possam ser o gatilho para desencadear o problema.