Fitoterapia

As plantas como tratamento

A fitoterapia chinesa é uma das modalidades de tratamento adotadas pela medicina tradicional chinesa. Apesar de o termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento  utiliza também ingredientes de origem animal ou mineral na elaboração de suas fórmulas.

Os diversos ingredientes que compõem cada receita indicada por um terapeuta de medicina tradicional chinesa que aplica este método são combinados em proporções que maximizam seus efeitos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações e proporções é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa. Atualmente além das farmácias de medicina tradicional chinesa que pesam e combinam na hora os ingredientes de cada fórmula, existem medicamentos produzidos na própria China que combinam as receitas para os problemas mais comuns e as oferecem em forma de comprimido. 

Aplicação

A utilização de fitoterapia chinesa no ocidente é feita maioritariamente através de fórmulas já combinadas que são recomendadas de acordo com o diagnostico efetuado. Algumas marcas permitem a utilização de algumas variações à formula principal ou que torna a formula mais adequado ao caso que queremos tratar.

Algumas plantas utilizadas na fitoterapia chinesa, como a canela ou o gengibre, são também plantas que se encontram disponíveis no ocidente, isso possibilita que algumas dessas plantas possam ser prescritas através de outros métodos, como infusão, tinturas ou pó.


Cláudia Raimundo | Medicina Tradicional Chinesa 
© Todos os direitos reservados | 2025
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora