
Drenagem Linfática
O Encaminhamento dos Líquidos
A drenagem linfática manual, é uma técnica de massagem desenvolvida pelo médico dinamarquês Emil Vodder em 1932, cujo objectivo é estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas. Os movimentos aplicados consistem em pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre em direcção aos gânglios linfáticos e não utiliza nenhum tipo de creme e não magoa. É muito importante diferenciar a drenagem linfática manual da massagem de estética que é realizada com óleos ou cremes e cujas pressões são muito fortes, tendo o seu principal efeito a nível circulatório e não linfático.
Objectivos
- Desintoxicar o organismo por ajudar na eliminação dos líquidos acumulados;
- Ativar o sistema imunitário;
- Atua como analgésico em pós-operatório.
- Indicado para a melhoria tanto a nível da saúde como de estética corporal
Indicações
- Edemas, varizes, má circulação, sensação de pernas pesadas
- Edemas da gravidez
- Linfoedemas do braço (pós-mastectomia)
- Alívio dos transtornos pré-menstruais
- Celulite, gordura localizada
- Sinusites, rinites, enxaquecas
- Em situações pós-operatórias e de recuperação de cirurgia estética (como lipoaspiração) e oncológica (com indicação médica em ambas as situações)
A drenagem linfática manual permite-nos experimentar através de uma massagem suave, um relaxamento profundo no corpo, drenando toxinas e ao mesmo tempo uma grande tranquilidade mental.
Consulta
A drenagem é aplicada sempre na região abdominal, mas só pode ser feita em uma metade do corpo de cada vez, ou seja numa das sessão a drenagem é aplicada à parte superior ou inferior do corpo.
- Uma sessão de Drenagem Linfática tem duração entre 50 a 60 min.
Contra Indicações
- Insuficiência cardíaca e renal
- Tromboflebites
- Erisipela
- Doenças contagiosas
- Cancro em evolução
- Hipertensão arterial